
O contrato atual de Alan com o Flamengo vence em dezembro e já havia um acordo com o Shakhtar Donetsk, detentor de seus direitos econômicos, para ampliação até o meio de 2016. O ato de indisciplina, todavia, esfriou a negociação.
Na atividade desta quinta-feira, Alan Patrick e Pará voltaram e já treinaram entre os titulares. Paulinho e Everton ficaram no time reserva e Marcelo Cirino, que passou por uma cirurgia recentemente, fez fisioterapia no Ninho do Urubu. Oswaldo de Oliveira, que concedeu entrevista após Alan Patrick falar, confirmou que o meia e o lateral Pará serão titulares contra o Goiás.
- Alan continua sendo nosso construtor, nosso organizador. O Pará é um jogador muito dinâmico - descreveu.
A permanência do quinteto para 2016, inclusive, é defendida por Oswaldo de Oliveira. Para fundamentar seu desejo, recorreu ao discurso da "continuidade", tema ao qual se refere em praticamente todas as coletivas que concede, seja em relação a treinadores ou jogadores. Em sua chegada no clube, aliás, protestou contra demissão em massa de técnicos e mudança constante de atletas.
Confira outras respostas de Oswaldo de Oliveira:- Está sendo discutido. Se vieram para o Flamengo, têm valor. Nosso desejo é que permaneçam, e eu acredito na continuidade. Mudanças, erros e acertos acontecem. A continuidade é a solução. É o que vai nos trazer equipe íntegra e espírito coletivo.
Volta dos jogadores afastados
Erro e acerto faz parte do ser humano. Importante é que estão mostrando vontade muito grande de se reintegrar e a ajudar o Flamengo a conseguir as vitórias.
Considera o retorno do quarteto (Cirino está em tratamento) um reforço?
Já faziam parte do grupo e ficaram um jogo fora. Agora eles retomam e são importantíssimos para nós. Claro que estou contando com a presença deles e com a presença positiva deles.
Após o efeito negativo provocado pela punição, o retorno deles e a vontade de se redimirem pode dar uma resposta altamente positiva?
Não foi nada de extraordinário. Todo mundo tem direito de fazer o que quiser. Tenho direito de escalar e eu escalo de acordo com o comportamento deles. Acho que não motiva mais nem menos. Se estão no Flamengo é porque têm valor, meu interesse é que cresçam.
Quer a permanência de Marcelo Cirino
Marcelo fez um Brasileiro de 2013 excelente, senti na carne (como técnico do Botafogo), jogou muito bem. Fez pequena cirurgia no joelho (artroscopia no direito), é um jogador integradíssimo e passa por nossa ideia de continuidade. Envolveu uma negociação trabalhosa e não vamos descartá-lo assim.
Avaliação da punição
Receberam punição merecida, mas não foi a guilhotina, não foram enforcados. Tiveram um deslize, mas vão ter outra chance.
Rotina após a volta dos afastados
Nos reunimos, como fazemos sempre, ou pra ter alguma informação de programação ou alguma informação técnica. Depois da reunião que fizemos mostrei um vídeo para eles que precisava mostrar. As coisas tiveram o curso rotineiro.
Armero
Hoje conversei com ele, porque minha preocupação era saber se poderia ser convocado pela seleção. Ele também não sabe, mas disse para ele continuar se preparando porque temos cinco jogos no campeonato.